O universo que trata da saúde mental é muito amplo, e sabemos que já existem mais de 300 transtornos mentais catalogados. Cada vez mais pessoas buscam ajuda profissional para diagnosticar e tratar doenças da mente.
Conheça quais são os transtornos mentais mais comuns no Brasil e como eles podem ser tratados.
O que são transtornos mentais
Os transtornos mentais são tipos diferentes de alterações intelectuais, comportamentais ou emocionais, que podem prejudicar a interação do indivíduo com a sociedade, acarretando vários problemas no cotidiano que podem impedir até mesmo atividades comuns.
Existem vários tipos de transtornos mentais, sendo que os mais comuns são: ansiedade, transtornos alimentares, depressão e transtornos de personalidade ou movimentos.
Quais são os transtornos mentais mais comuns no Brasil
No Brasil, podemos citar 8 tipos de transtornos mentais que mais comuns:
1. Ansiedade
Os transtornos de ansiedade podem afetar uma em cada quatro pessoas. Eles são definidos como uma sensação de tensão constante, desconforto, medo e angústia, sensações desagradáveis que podem aflorar na antecipação de algum evento ou até mesmo quando a pessoa não está esperando por nenhuma situação, mas acaba sentindo que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.
Os tipos mais comuns de ansiedade são as fobias, síndrome do pânico e ansiedade generalizada, que prejudicam a vida social e emocional, provocando sintomas como: suor excessivo, palpitações, tremores, falta de ar, formigamentos e sensação de sufocamento. Essas pessoas possuem uma propensão maior de desenvolver depressão ou vícios em medicamentos, álcool e outras drogas.
2. Depressão
A depressão é explicada como um estado de humor deprimido que persiste por mais de 15 dias, com grande sensação de tristeza, apatia pela vida, perda de interesses e perda de prazer nas atividades cotidianas. Esses sinais também podem ser acompanhados de irritabilidade, emagrecimento ou ganho de peso, insônia ou excesso de sono, dificuldade de concentração e ausência de energia.
3. Esquizofrenia
A esquizofrenia é o transtorno psicótico mais comum, se resumindo em uma síndrome com distúrbios de pensamento, linguagem, percepção, afeto, vontades e atividades sociais.
Esse é um tipo de transtorno mais comum em jovens, no fim da adolescência, mas também pode surgir em outras fases da vida. Alguns dos sinais mais comuns são: alucinações, delírios, alteração abrupta do comportamento, pensamentos desorganizados, alterações de movimento e de demonstração de afeto, que costumam ser extremamente superficiais.
4. Transtornos alimentares
Dentre os transtornos alimentares podemos citar os mais comuns: anorexia nervosa e bulimia.
A anorexia nervosa se caracteriza pela rápida perda de peso, que é causada pela recusa da alimentação, distorção da própria imagem e medo irracional de engordar.
Já a bulimia acontece quando o indivíduo tem episódios de compulsão alimentar e, em seguida, tenta eliminar as calorias provocando o vômito, através do uso de laxantes, jejuns extremamente prolongados ou exercícios físicos intensos além do que é normal.
Esses distúrbios são mais comuns em jovens, e têm crescido muito pela cultura de valorização e padronização da estética. Além desses, existem outros problemas alimentares como a ortorexia, que consiste na preocupação excessiva por comer alimentos saudáveis.
5. Estresse pós-traumático
O estresse pós-traumático é a ansiedade excessiva que surge após alguma situação de estresse, como assalto, doença, perda de parente ou amigo, acidente ou ameaça de morte. Geralmente, o indivíduo afetado passa a reviver a situação diariamente em sonhos e pensamentos, apresentando sofrimento psicológico.
6. Somatização
A somatização é um transtorno onde a pessoa apresenta várias queixas físicas, referente a vários órgãos do corpo, mas que não são explicadas em nenhum exame clínico. Geralmente, são pessoas que estão sempre no médico, com várias queixas diferentes, mas na avaliação médica e nos exames, nada é detectado.
Essas pessoas costumam apresentar ansiedade, alteração do humor e impulsividade. Quando além de sentir, a pessoa passa a provocar ou simular sintomas e doenças, o transtorno passa a ser chamado de transtorno factício.
7. Transtorno bipolar
O transtorno bipolar é um transtorno de personalidade, uma doença psiquiátrica que provoca sintomas como: mudança rápida de humor, que pode variar entre momentos de euforia e alegria, mudando rapidamente para um estado depressivo, com episódios de mania, agressividade e impulsividade.
8. Transtorno obsessivo-compulsivo
Esse transtorno também é conhecido como TOC, e provoca pensamentos obsessivos que prejudicam a vida do indivíduo, como: obsessão por lavar as mãos, mania de limpeza, necessidade de simetria, acúmulo de algum tipo de objeto e afins.
Como esses transtornos podem ser tratados
No caso de sintomas de qualquer um desses transtornos, é muito importante buscar ajuda para começar o tratamento adequado, já que cada um deles existe um processo diferente para que o indivíduo tenha melhora na qualidade de vida.
É recomendada a psicoterapia com psicólogos, além de acompanhamento psiquiátrico, já que em alguns casos o médico poderá prescrever medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos.
Também é muito importante que a pessoa comece a praticar atividade física e a investir em atividades e métodos naturais (também conhecidas como terapias complementares), como: meditação, ioga, acupuntura, massagens, entre outras práticas.
Existe prevenção de transtornos mentais?
Alguns transtornos mentais são causados por fatores externos, ou seja, algo que se não é possível controlar (como estresse pós-traumático, por exemplo), então os cuidados preventivos nestes casos não são tão eficientes como em outros transtornos.
Porém, pode-se afirmar que esses tipos de cuidados preventivos se fazem necessários, pois a melhor forma de prevenir doenças da mente é através das práticas que beneficiam a saúde física e mental.
Entre esses cuidados podemos citar os exercícios físicos, a boa alimentação rica em nutrientes, atividades ao ar livre ou próximas às pessoas que trazem aquela sensação de felicidade e a psicoterapia, que é amplamente recomendada para todas as pessoas, até mesmo aquelas que se sentem muito bem na maior parte do tempo.
Existem, também, terapias complementares que trazem sensações de bem-estar e relaxamento, como alguns tipos de massagens, banho de ofurô e acupuntura.
Aqui, no Espaço Prana, você pode encontrar todas as terapias citadas acima que te ajudarão a relaxar, cuidar do seu corpo e dos seus pensamentos, relaxando todos os músculos, desfazendo tensões e te ajudando a viver uma vida mais leve e saudável.