Há quem acredite que grávida não pode fazer massagem. Mas, na verdade, a massagem na gravidez pode ser um procedimento repleto de benefícios para a mãe e bebê. A mulher pode usufruir de efeitos positivos no corpo, na mente e no emocional nesta fase tão sensível.
Saiba mais sobre massagem na gravidez.
Quais os benefícios da massagem na gravidez?
O corpo feminino se transforma completamente ao longo da jornada da gestação, e uma das principais preocupações de uma mãe durante esse período é a qualidade de vida.
Os hábitos mais simples precisam sofrer alterações em prol do bebê. Com todas as mudanças do corpo, após um certo momento da gestação, algumas dores começam a surgir.
Os pés ficam inchados, surgem câimbras, dores nas costas e até mesmo desconfortos psicológicos, como a ansiedade para o grande dia do parto.
Uma prática que pode ajudar em todas essas questões é a massagem, pois ela promove relaxamento total, da mente e do corpo.
Os principais benefícios da massagem na gravidez envolvem:
- Alívio de tensões;
- Alívio das dores nas costas, pernas e coluna;
- Melhora do sistema imunológico;
- Hidratação da pele e prevenção de estrias e celulites;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Redução das câimbras.
A gravidez também pode causar algumas alterações no trato urinário e renal e, nesse caso, a massagem também pode ajudar na eliminação de resíduos do metabolismo, desintoxicação do corpo e até mesmo melhora da prisão de ventre.
Além disso, durante a gestação, muitas mulheres acabam sofrendo com as alterações hormonais que afetam negativamente suas emoções.
Para isso, a massagem é uma grande aliada, contribuindo para diminuição da fadiga, diminuição da ansiedade, do estresse e melhora da autoestima feminina.
Massagem na gravidez pode ser perigosa?
A massagem na gravidez não é perigosa, desde que seja uma massagem específica para gestantes, de preferência relaxante, já que nem todo tipo de técnica ou posição é recomendada nesse período.
Também é indicado que seja realizada a partir do segundo trimestre de gravidez.
O ideal é que, antes de começar as sessões de massagem, a mulher converse com seu médico para se certificar de que está tudo indo bem e para ter certeza que pode seguir com a prática.
Existem indicações e contraindicações?
As indicações para massagem na gravidez são diversas: melhora da circulação, diminuição de dores, câimbras e inchaços, melhora na hidratação da pele, aumento da autoestima e afins.
As contra indicações valem apenas para massagens diferentes, como aquelas que realizam movimentos na região do abdômen e que podem acabar causando contrações intrauterinas.
Além disso, como foi dito, as massagens não são recomendadas no primeiro trimestre de gravidez, quando o embrião ainda não está totalmente fixo no útero.
Onde encontrar massagens para grávidas?
Ao escolher um local para massagem na gravidez é preciso se atentar a alguns detalhes. Veja se o local possui:
- Uma boa estrutura para atender mulheres gestantes;
- Produtos de alta qualidade e que não serão prejudiciais;
- Profissionais qualificados e que possuem experiência em massagem na gravidez;
- Boas avaliações do público.
Um local que possui tudo isso e muito mais é o Espaço Prana Spa.
Aqui, você encontrará um espaço com músicas relaxantes, aromas especiais, meia-luz para proporcionar o máximo de conforto possível e toques sutis de massagens específicas para o momento da gestação.
Além disso, não é preciso adiar sua sessão de massagem nos dias frios, já que todas as salas possuem lençol térmico.
Para um momento tão especial de sua vida, conte com profissionais especializados e experientes para te atender. Conte com o Espaço Prana!
Clique no link abaixo e veja qual é a unidade mais próxima de você:
.