O puerpério é uma fase que dura entre 45 e 60 dias, logo após o nascimento do bebê, marcada pela queda brusca de alguns hormônios, resultando em diversos sintomas e sentimentos confusos.
Mas, você sabia que é possível passar por esse período com mais tranquilidade e saúde? Confira dicas imperdíveis para viver esse momento com mais leveza:
O que é o puerpério e por que essa fase pode ser difícil?
Todos os meses de gestação acarreta diversas mudanças para a vida e para o corpo da mulher. Ela está diante de uma nova versão, uma nova (e até então) desconhecida fase em relação ao seu próprio corpo, seu trabalho, sua vida social, sua rotina e seus conhecimentos.
Por isso, as emoções podem ser afetadas de forma significativa.
Os impactos são ainda maiores durante um período chamado “puerpério”. Esse é o momento que começa logo após o parto. Nessa hora, a mulher precisa encarar a maternidade de forma completa e todas as mudanças que esse título de mãe traz consigo.
O puerpério é um momento no qual o corpo físico feminino está se reorganizando após gerar uma vida. Seus órgãos vão se reorganizar, seus hormônios precisam se ajustar e focar na produção de leite e esse período pode durar até seis meses.
Caso a via de parto seja a cesárea, também existe a recuperação após a cirurgia.
Além dos aspectos físicos, o puerpério tem um importante aspecto emocional, principalmente para as mães de primeira viagem. Esse é o momento em que uma mulher que, até então, era responsável apenas pela própria vida, se vê integralmente responsável por manter e nutrir outra pessoa.
Esse processo de reconhecimento emocional pode durar por meses. A adaptação envolve toda a aprendizagem da maternidade com um bebê que acabou de chegar.
Nesse momento, a mulher também está mais suscetível a adoecer emocionalmente. Por isso, a rede de apoio é extremamente importante.
Como passar pelo puerpério com mais tranquilidade?
A boa notícia é que é possível passar por essa fase com tranquilidade e saúde. Veja algumas dicas importantes:
1. Buscar sempre por informação
Assim como você está fazendo agora, buscar constantemente por informações atualizadas podem ajudar a mulher a lidar com todas as mudanças dessa fase com saúde e tranquilidade.
Apenas com boas informações uma mulher pode compreender o que está acontecendo com o seu corpo e saber a hora certa de pedir ajuda.
É muito importante conversar com especialistas, com o obstetra e com o ginecologista após o parto, esclarecer dúvidas, falar sobre os medos e anseios, e, se puder, vale a pena investir em um acompanhamento psicológico nessa fase.
2. Conversar com outras mães
Conversas com pessoas que já passaram pela mesma experiência que você está passando pode ser libertador. Participar de uma rede de apoio, ouvir histórias de outras pessoas, conversar com amigas e familiares mais próximos sobre tudo o que sente é uma ótima atitude.
Para as mulheres que têm um companheiro ou companheira nesse momento, também é importante manter o diálogo aberto. Fale sobre o que sente, exponha dúvidas e inseguranças e entenda que os dias mais difíceis vão passar.
3. Buscar o autoconhecimento
Muitas mulheres ficam com o psicológico abalado porque não conseguem entender seus próprios sentimentos. A busca pelo autoconhecimento do corpo e da mente é muito importante no puerpério.
Uma mulher que conhece seu corpo e suas tendências emocionais pode compreender mais fácil a raiz de seus sentimentos e se adaptar a nova fase de vida.
4. Exercitar a paciência com seus limites
A gravidez, o parto e o puerpério são momentos intensos, que trazem mudanças em todos os aspectos da vida de uma mulher, de uma família. Por isso, respeite seus limites, tenha paciência nos dias mais confusos e entenda que toda fase é totalmente transitória.
5. Não esquecer de si mesma
Algo que pode adoecer uma mulher é esquecer que ela ainda é uma mulher após o parto, que possui vaidades e necessidades. Por isso, conte com a sua rede de apoio e tire alguns minutinhos do dia para cuidar de si mesma.
Basicamente, pouco tempo já é suficiente para arrumar o cabelo, passar um perfume, fazer uma massagem, fazer um procedimento estético que seja de rápida execução ou qualquer outra pequena atitude prazerosa de cuidar de si mesma.
Procedimentos estéticos perfeitos para o puerpério
Por falar em cuidados, uma mulher que está no puerpério pode realizar alguns procedimentos estéticos não invasivos, que são uma excelente escolha para manter a autoestima em dia e proporcionam uma gostosa sensação de autocuidado.
Veja alguns procedimentos que podem ser feitos nessa fase:
- Uma limpeza de pele relaxante e revitalizante;
- Hidratação corporal de frutas vermelhas, para hidratar e proporcionar uma pele muito mais bonita;
- Drenagem linfática corporal pós-cirúrgica para mulheres que passaram pela cesárea (após liberação médica);
- Drenagem facial para desinchar a região da face e manter os lindos contornos do rosto;
- Esfoliação corporal simples para retirar a pele morta;
- Após 40 dias do parto normal ou após três meses da cesariana, também pode realizar a massagem modeladora, ajudando o corpo a entrar em forma;
- Spa de mãos e pés, para relaxar completamente e ter um momento de cuidado e afeto com o seu corpo.
Onde encontrar esses procedimentos?
Esses e outros procedimentos estéticos simples podem ser encontrados em todas as unidades do Espaço Prana Spa, um lugar que respeita todas as suas fases e que possui profissionais extremamente qualificados e respeitosos para te ajudar a manter a autoestima em dia.
Afinal, uma mulher precisa estar bem amparada e bem cuidada para cuidar de outra vida de uma forma leve e saudável.
Por fim, se você está na fase do puerpério e deseja cuidar mais de si com algum desses procedimentos, escolha o Espaço Prana! Clique no link abaixo e veja a unidade mais próxima de você:
>> VER TODAS AS UNIDADES DO ESPAÇO PRANA SPA <<
.