Você já ouviu falar em ginástica laboral? A prática vai muito além de um momento de relaxamento para os funcionários, sendo até uma obrigatoriedade para algumas empresas – e uma questão de saúde para os colaboradores.
Em suma, a ginástica laboral é uma aliada no combate à má postura e ao cansaço dos esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.
Saiba mais sobre a ginástica laboral e como a inserir na rotina da sua empresa.
O que é a ginástica laboral?
Como o próprio nome já indica, a ginástica é específica para o ambiente laboral, sendo realizada no próprio posto de trabalho ou espaço da empresa.
A ginástica laboral consiste em uma sequência de exercícios curtos, que duram entre 10 e 15 minutos, e que envolvem alongamento da cabeça, do tronco, dos membros superiores e inferiores e também técnicas de respiração.
A percepção corporal, reeducação de postura e a compensação muscular também são trabalhados durante a ginástica. Além disso, os exercícios também são recomendados para:
- melhorar o sistema respiratório, cardíaco e esquelético;
- diminuir a sensação de cansaço e esgotamento;
- combater as doenças ocupacionais e prevenir LER, DORT, depressão, estresse, entre outras;
- melhorar a concentração;
- melhorar a consciência corporal, resistência e flexibilidade;
- diminuir a insatisfação no ambiente de trabalho;
- descontrair e melhorar a disposição física e mental.
Quando a ginástica laboral pode ser realizada?
A ginástica laboral pode ser realizada antes, durante e após a rotina de trabalho, exercendo funções diferentes em cada um desses momentos. De acordo com cada momento, chamamos de exercícios preparatórios, compensatórios e de relaxamento.
Os exercícios preparatórios são feitos antes da jornada de trabalho e conta com alongamentos e exercícios que visam melhorar a circulação sanguínea e a lubrificação de tendões e articulações.
Os exercícios compensatórios são feitos, geralmente, no meio da jornada de trabalho, praticados durante uma pausa, com a finalidade de diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais.
Os exercícios de relaxamento acontecem no final da jornada de trabalho, exercendo a função de oxigenar os músculos que são muito requisitados durante as tarefas repetitivas feitas ao longo da rotina profissional diária.
Existe alguma legislação sobre a ginástica laboral?
Sim! Existe uma legislação sobre a ginástica laboral que se encontra na Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17), que fala de forma específica sobre a ergonomia no ambiente profissional.
Nesta norma consta os cuidados que devem ser seguidos no ambiente de trabalho, como a ginástica laboral, por exemplo.
Benefícios para a saúde do colaborador
Alguns dos diversos benefícios para a saúde do colaborador são:
- aumento da produtividade;
- prevenção de doenças laborais;
- redução da fadiga;
- melhora do condicionamento físico;
- diminuição dos afastamentos;
- melhora no relacionamento entre colaboradores;
- redução dos índices de sedentarismo, entre outros.
Como inserir na rotina da empresa?
Ao contrário do que muitos pensam, a ginástica laboral não exige que a empresa tenha um local específico para a realização dos exercícios, já que eles podem ser facilmente introduzidos nos próprios postos de trabalho, sem que o colaborador precise se deslocar para algum lugar.
Apesar dos evidentes benefícios da prática, alguns gestores ficam receosos em contratar o serviço, imaginando que a sua implementação é algo complexo e trabalhoso.
No entanto, é totalmente possível contratar uma empresa especializada e capacitada no assunto, que, junto com a organização, poderá cuidar de todas as etapas da implementação, realização e acompanhamento das atividades.
O Espaço Prana oferece uma variedade de serviços corporativos totalmente personalizados para a sua empresa, que variam de acordo com as necessidades do ambiente profissional.
Nossos profissionais são altamente treinados e qualificados para atender o público corporativo com a mais alta eficiência. Além de levar os melhores terapeutas, fazemos de tudo para proporcionar um ambiente muito mais relaxante e agradável.
Caso queira saber mais sobre o nosso serviço de ginástica laboral nas empresas (que é realizada in loco por profissionais capacitados), clique no link abaixo: