Cuidar da pele é uma das maneiras mais importantes de prevenir o envelhecimento precoce. A pele é o maior órgão do nosso corpo e o que mais está exposto a impurezas, radiação solar, poluição e tantos outros agentes tóxicos.
Com o tempo de exposição, a pele vai perdendo sua hidratação natural e perdendo fibras de colágenos que fazem com que ela permaneça firme.
Devido a essa exposição, se a pele for lesionada, o contato com bactérias e vírus pode aumentar o risco de contrair algum tipo de doença dermatológica.
Portanto, essa exposição pode fazer com que a pele sofra alguns danos, como: ressecamento, infecções, alergias e, principalmente, o envelhecimento precoce.
Por isso que, para a mulher que deseja continuar com a sua pele saudável e rígida, livre do envelhecimento precoce, é essencial ter uma rotina de cuidados com a pele.
Confira abaixo o que é o envelhecimento precoce, quais são as suas causas e como você pode combatê-lo no seu corpo.
O que é o envelhecimento precoce?
Bem ou mal, envelhecer é um processo natural do nosso corpo e, quanto mais o tempo passa, mais sentimos que a nossa pele sofre o efeito do envelhecimento.
No entanto, existem alguns fatores que podem fazer com que a pele envelheça muito antes do tempo esperado. É basicamente isso que chamamos de envelhecimento precoce.
O envelhecimento precoce é um processo de oxidação da pele provocado pela agressão de agentes externos, como: radiação solar, má alimentação, poluição, entre outros.
Todos estes agentes externos, quando entram em contato com a pele, causam grandes danos às células do corpo, diminuindo a produção de colágeno, retardando a renovação das células e fazendo a pele perder sua firmeza natural.
Esse processo de envelhecimento precoce faz surgir na pele manchas, flacidez, rugas e linhas de expressão de forma acelerada (antes do tempo normal).
Abaixo seguem os principais sintomas do envelhecimento precoce e suas causas.
Quais são os principais sintomas do envelhecimento precoce?
Existem alguns sintomas causados pelo envelhecimento precoce que surgem no corpo devido à exposição diária e falta de entendimento sobre como cuidar da pele da forma certa.
Os principais sintomas são os seguintes:
- Rugas e linhas de expressão: Quando somos muito expostas a agentes nocivos para a nossa pele, perdemos fibras de colágeno e elastina na área que foi atingida.
Isso pode fazer com que surjam rugas e linhas de expressão na testa e/ou ao redor dos olhos, fazendo que a pele perca a sua rigidez habitual.
- Flacidez da pele: Um dos sintomas do envelhecimento precoce é deixar a pele do corpo mais fina e sensível que o natural.
Por causa da falta de hidratação e da redução da camada de gordura, a textura da pele perde a rigidez e sua luminosidade.
- Olheiras: Quando somos expostos à luz solar, toxinas no ar e poluição, a região dos olhos é uma das mais atingidas pelo envelhecimento precoce.
Essa exposição pode fazer surgir o aparecimento de olheiras intensas. Isso pode ser um sinal de que você precisa cuidar da pele com mais intensidade e, principalmente, com ajuda de um profissional.
- Manchas escuras: Ficar muito tempo exposto à luz solar pode modificar a pigmentação da pele, fazendo com que algumas manchas escuras apareçam.
Leia abaixo sobre a importância de cuidar da pele com o protetor solar e porque ele é fundamental para evitar o envelhecimento da pele.
O uso do protetor solar é essencial
O principal aliado ao cuidar da pele e lutar contra o envelhecimento precoce é o protetor solar. Mesmo em dias pouco ensolarados, e em ambientes fechados, recomenda-se utilizar o protetor solar.
O motivo da recomendação é que, ainda que não estejamos debaixo da luz solar em ambiente aberto e extremamente ensolarado, somos alvos da radiação UV.
Outro fator importante e que merece a nossa atenção é que, a presença constante de telas (televisão, celular, computador) pode afetar negativamente a nossa pele e acelerar o processo de envelhecimento da pele.
Ou seja, para que a pele permaneça saudável, o uso de eletrônicos deve ser acompanhado do uso do protetor solar.
5 formas de cuidar da pele e evitar o envelhecimento precoce
1. Cuidar da pele também é hidratar o seu corpo
Para que as células do seu corpo permaneçam completamente saudáveis e funcionais, elas precisam ser hidratadas constantemente.
Como a maior parte da composição do corpo humano é mineral, as nossas células exigem uma grande demanda de ingestão de água.
Procure se hidratar com frequência para suprir as demandas do seu organismo e consumir diariamente, no mínimo, 3 litros de água por dia.
2. Coma alimentos antioxidantes
O modo como você se alimenta afeta diretamente a qualidade da sua pele. Por isso, se você cuidar da pele para que ela fique macia e saudável, dê atenção para os alimentos que você come.
Alimentos antioxidantes são extremamente importantes para a textura da sua pele, pois os seus nutrientes têm a capacidade de retardar a oxidação das células do corpo.
Então, busque sempre consumir alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, zinco, selênio, resveratrol e isoflavona.
3. Não fume
Além de todos os males conhecidos pelo tabagismo produzidos pelas mais de 1.400 substâncias cancerígenas, o consumo de cigarros causa a baixa oferta de oxigênio no sangue.
Isso faz com que as células da pele não recebam a quantidade necessária de oxigênio para o seu funcionamento normal, prejudicando o funcionamento e contribuindo para o envelhecimento precoce.
4. Cuidar da pele é evitar o estresse excessivo
O estresse causa várias alterações hormonais no organismo que mudam a aparência da pele.
Isto acontece porque, quando ocorre algum desequilíbrio hormonal causado pelo estresse, fibras de colágeno se rompem, fazendo a pele perder a sua firmeza e rigidez natural.
5. Elimine células mortas
Por mais que as células do corpo se renovem todos os dias, principalmente no momento em que estamos dormindo, o nosso organismo não consegue expelir todas as impurezas e células mortas da superfície do corpo.
Isso faz com que a pele perca a sua uniformidade e maciez natural, aumentando as chances de desenvolvimento do envelhecimento precoce.
Para cuidar da pele e mantê-la saudável, um dos tratamentos mais eficazes contra o envelhecimento precoce é a esfoliação corporal.
Além de eliminar as células mortas, a esfoliação também desobstrui os poros, auxilia na irrigação e circulação do sangue e controla a oleosidade da pele, entre tantos outros benefícios.
Rejuvenescer também é possível
Tenha uma rotina de cuidados com a sua pele aplicando as dicas que você aprendeu hoje e não deixe a sua pele ser afetada pelo envelhecimento precoce.
Procurar cuidar da pele fará você se sentir uma mulher mais bonita, estando melhor consigo mesma, e ainda irá melhorar a saúde do seu corpo.
Mas assim como é possível evitar o envelhecimento precoce, você também pode rejuvenescer aplicando alguns tipos de tratamentos na sua rotina de cuidados com a pele.
Leia mais sobre os tratamentos de rejuvenescimento facial e torne-se uma mulher anos mais nova clicando aqui.