A Massagem Ayurvédica surgiu há cerca de 7 mil anos, sendo um dos sistemas medicinais mais antigos de toda a humanidade. A massagem é uma técnica altamente relaxante, que tem como objetivo atuar no campo energético e físico das pessoas.
Esta massagem é indicada para todas as idades, sendo muito procurada como meio de purificação do organismo, bem-estar e manutenção da saúde mental, emocional e energética.
Conheça mais sobre essa técnica e veja quais são os efeitos da Massagem Ayurvédica.
O que é a Massagem Ayurvédica
A Massagem Ayurvédica é uma técnica originada da Índia, que consiste em duas técnicas: yoga e ayurveda. Juntas, essas técnicas compõem a estrutura de três princípios: energia vital, circulação sanguínea e a respiração, criados por Keshav, que anunciou essa modalidade de massagem.
Essa abordagem de massagem é indicada para restaurar o equilíbrio corporal de maneira geral, melhorando aspectos físicos e emocionais. Assim, a Massagem Ayurvédica age como ferramenta para auxiliar até mesmo tratamentos de dependências químicas, fadiga, estresse, alergias, depressão, fibromialgia e outros.
As manobras da massagem são executadas por um profissional especializado após uma conversa com o paciente, que deve contar quais são os seus objetivos com a massagem, para que os efeitos sejam ainda mais certeiros.
Dessa forma, o massoterapeuta é capaz de escolher o óleo essencial mais adequado às necessidades e objetivos, que pode até passar por um aquecimento e infusão.
Os chamados “óleos ayurvédicos” são utilizados na massagem porque auxiliam na manutenção da saúde e harmonia do organismo. Suas moléculas são extremamente pequenas e, por isso, penetram facilmente na pele, levando todas as propriedades para o corpo.
Durante a sessão de massagem, o profissional executará movimentos como: apertar, deslizar e amassar, através da palma das mãos, cotovelos ou pés.
A Massagem Ayurvédica é indicada para todo o corpo, principalmente para as costas, braços e pernas.
Os doshas da Massagem Ayurvédica
Esse tipo de massagem leva em consideração o fato de que cada pessoa possui quantidades e características diferentes de elementos da natureza em seu corpo.
Nesse contexto, um dosha é o elemento natural dominante em um corpo. A medicina ayurvédica classifica três tipos de dosha: Pitta, Kapha e Vata.
Veja o que eles indicam:
- Pitta: quando o elemento fogo é predominante. O dosha Pitta pode ser identificado nas características de fome intensa, facilidade em envolver-se com desafios, agilidade e inteligência. Pessoas com traços Pitta tendem a ser mais estressadas;
- Kapha: dosha da união entre terra e água. Manifesta-se com características de tranquilidade, afetuosidade e tolerância. Também está relacionado com a digestão lenta;
- Vata: dosha composto por éter e água. Presente em pessoas criativas, rápidas, entusiastas e dispersas. Um desequilíbrio particular dessa categoria são as dores nas articulações.
A Massagem Ayurvédica permite um estado de introspecção onde é possível deixar os pensamentos fluírem, ou seja, quanto mais seu corpo e mente estiverem alinhados, mais fácil se tornará o processo de reconhecer a si mesmo e viver com mais leveza.
Quais são os benefícios da massagem ayurvédica
Além de proporcionar melhora na aparência da pele, fazendo com que ela se torne mais firme e hidratada, a Massagem Ayurvédica ajuda na reestruturação dos músculos. Além disso, proporciona rejuvenescimento e nutre células e tecidos.
Outros benefícios da massagem são: alinhamento de frequência cardíaca, diminuição de dores nos joelhos em pessoas que possuem osteoartrite, diminuição das enxaquecas, melhora da circulação e do sistema linfático.
A massagem também é responsável por aumentar a capacidade de concentração, ajudar no tratamento contra depressão e ansiedade, além de proporcionar vitalidade sexual.
Indicações e contra indicações
Apesar de ser um procedimento terapêutico não-invasivo e natural, há algumas contraindicações e precauções que devem ser tomadas na execução da Massagem Ayurvédica.
A técnica não deve ser aplicada em gestantes, lactantes, pacientes soropositivos e portadores de tumores malignos.
Algumas condições de saúde também existem atenção nessa técnica, como em casos de:
- descalcificação óssea (nesse caso, o terapeuta não deve usar os pés);
- se a pessoa estiver gripada (quando a massagem deve ser feita na zona do peito e das vértebras com óleos apropriados para a situação);
- e no caso de fortes dores pelo corpo (quando a massagem deve ser feita de forma ainda mais suave).
A Massagem Ayurvédica não deve ser feita em pessoas que:
- estão com febre ou algum tipo de infecção;
- estão com inflamações na pele, feridas nas regiões a serem trabalhadas ou erupções;
- pacientes com quadro de obstipação ou vômito;
- pessoas que estão passando por processos de desintoxicação do organismo;
- pessoas que fizeram uma refeição completa em menos de 2 horas;
- pacientes que tiveram relação sexual há pouquíssimo tempo.
Pessoas que estão tratando alguma questão de saúde devem ter aval médico antes de realizar qualquer procedimento terapêutico.
Onde realizar a esta massagem
Não há lugar melhor para realizar a Massagem Ayurvédica em São Paulo do que no Espaço Prana Spa.
Isso porque despertamos os sentidos dentro do spa, oferecemos música ambiente relaxante, essências que aguçam o olfato além de efeito terapêutico da aromaterapia, meia-luz para proporcionar máximo conforto e o tato através dos toques sutis e terapêuticos.
Todas as salas possuem lençol térmico para manter o máximo conforto durante o atendimento e, também, prezamos por profissionais altamente qualificados, com formação técnica e especialista no assunto, que passam por treinamento dos protocolos da casa para estarem em constante reciclagem e aprimoramento das técnicas.
Quer saber mais sobre a Massagem Ayurvédica no Espaço Prana? Clique no link abaixo: