Apesar de ser uma necessidade, melhorar o clima organizacional nem sempre é uma missão simples para líderes e gestores. Para ajudar a sua empresa, elaboramos um artigo com ótimas dicas para melhorar o clima organizacional e cultivar os efeitos positivos dessa mudança.
Confira:
O que é clima organizacional?
O clima organizacional de uma empresa é a atmosfera que ela representa, o que reflete diretamente na forma como as pessoas exercem suas funções dentro dela e na maneira como as pessoas se relacionam com o trabalho e entre si.
As ações colocadas em prática pelo departamento de recursos humanos, pelos líderes e gestores influenciam na percepção que os colaboradores têm da empresa e da sua rotina de trabalho.
Quando as ações de uma organização condizem com o discurso que ela reverbera, o clima organizacional tende a ser melhor. Por outro lado, quando as ações vão à contramão do discurso utilizado, a equipe pode ficar desmotivada, o rendimento dos colaboradores pode cair e resultar, até mesmo, em demissões e alta no índice de turnover.
Por isso, as decisões tomadas pelos líderes podem influenciar grandemente, de forma negativa ou positiva, e moldar o ambiente de trabalho e a maneira como os colaboradores se comportam.
Um bom clima organizacional é um dos pilares para o bom funcionamento de qualquer organização. Ele envolve o bem-estar dos times profissionais, a qualidade no resultado do trabalho e o desenvolvimento do senso de pertencimento e motivação. Além disso, outros benefícios de um bom clima organizacional são:
- melhora na reputação da empresa;
- consolidação;
- melhora da comunicação interna;
- prevenção de problemas relacionados à comunicação;
- bem-estar e motivação;
- fortalecimento da conexão entre a empresa e seus colaboradores;
- melhora na qualidade do trabalho e, como consequência, maior satisfação dos clientes finais.
Como medi-lo em sua empresa?
A maneira mais fácil de medir o clima organizacional é através de pesquisas e questionários constantes. No entanto, é muito importante entender que toda empresa é única, por isso, cada uma deve elaborar perguntas específicas para cada equipe.
Além disso, é necessário lembrar que entender o clima é apenas um dos passos. Também é preciso analisar as respostas e preparar soluções conforme os resultados.
Hoje, existem diversas alternativas no mercado para aplicação desses questionários de forma anônima e segura, e é possível, inclusive, que as pessoas que estão respondendo façam sugestões de perguntas ou ideias.
E caso sua empresa esteja com um orçamento mais baixo, ela pode até mesmo realizar uma pesquisa nos próprios questionários do Google, que conta com opções de anonimato e ajudam a cumprir essa função.
Como criar e colocar em prática uma pesquisa de clima organizacional
Aqui vão algumas dicas para essa pesquisa:
1. Planejamento
Para que a pesquisa seja realmente útil, é preciso planejar. Para isso, é importante que os profissionais responsáveis pela pesquisa tenham algumas perguntas em mente, como:
- Qual o intuito dessa pesquisa?
- Quanto tempo levará para finalizá-la?
- Qual a melhor época para aplicá-la?
- Quem ficará responsável pela disseminação da pesquisa?
- Quem poderá avaliar os resultados?
- Como esses resultados podem ser compartilhados?
- Com qual frequência devemos aplicar a pesquisa novamente?
E como já foi dito, cada empresa possui suas particulares, portanto, é essencial entender todos os detalhes por trás da intenção desta pesquisa.
2. Definição das questões
Há um modelo de pesquisas desenvolvido por Litwin e Stringer, que foi o primeiro a ser testado em grandes empresas e permitiu a análise e comparação de resultados de pesquisas como essa. Segundo esse modelo, há 9 fatores importantes para medir o clima organizacional:
- estrutura;
- responsabilidade;
- desafio;
- recompensa;
- relacionamento;
- cooperação;
- conflito;
- identidade;
- padrões.
As questões da pesquisa precisam medir o sentimento dos profissionais em relação a cada um desses pontos. Portanto, planeje bem suas perguntas conforme as respostas que mais deseja obter. Lembre-se que o foco é entender qual a melhor forma de gerar mudanças significativas na rotina e na atmosfera empresarial.
3. Pense no tempo ideal para aplicação do questionário
Com todos os colaboradores imersos nas tarefas e prazos, pode ser difícil tirar um tempo para responder essas questões. Portanto, evite muitas opções de resposta e dê um prazo para que a pesquisa seja finalizada, de preferência, em dias de trabalho mais tranquilos ou separe algumas horas de algum dia da semana para que não haja outras demandas e eles possam se dedicar inteiramente para a pesquisa.
Como melhorar o clima organizacional da empresa?
Após a aplicação da pesquisa, algumas ações podem ser tomadas para melhorar na prática o clima organizacional da empresa, como:
- Reconhecer colaboradores que estão se dedicando verdadeiramente às suas funções;
- Gerenciar conflitos existentes;
- Continuar aplicando pesquisas de tempos em tempos;
- Contribuir para o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores;
- Estabelecer metas alcançáveis e importantes;
- Oferecer benefícios;
- Compartilhar feedbacks;
- Priorizar a saúde física e mental dos profissionais.
Quando falamos em saúde física e emocional, é importante lembrar que as empresas de sucesso, que possuem menores taxas de rotatividade, maiores taxas de produtividade e excelente clima organizacional promovem, constantemente, eventos e oportunidades de relaxamento, conexão pessoal e bem-estar.
Portanto, se você quer ver seus colaboradores com saúde, diminuir o índice de faltas, demissões ou afastamentos e melhorar a atmosfera da empresa, preste atenção nessa dica de ouro: promova eventos de bem-estar ou separe um local da sua empresa para que todos possam fazer uma pausa.
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