No período pós-operatório, as massagens podem ser grandes aliadas da recuperação, auxiliando na eliminação de líquidos e toxinas do organismo, ajudando na renovação das células e cicatrização e melhorando muito os resultados.
Saiba quais massagens podem ser realizadas no pós-operatório e como elas funcionam.
Qual a importância das massagens no pós-operatório?
Ainda que os pacientes sigam todas as indicações médicas após um procedimento operatório, é comum que haja alguns desconfortos, inchaços e dores. É exatamente nesse momento que entram as massagens para o pós-operatório, sendo a drenagem linfática a mais indicada para esse momento.
A drenagem linfática no pós-operatório pode proporcionar vários benefícios, como:
1. Diminuir a retenção de líquido
A drenagem linfática ajuda a eliminar líquidos que estão no organismo de forma excessiva, sendo muito importante, principalmente, quando aplicada na região operada. Dessa forma, a massagem ajuda a diminuir o inchaço da região.
2. Aliviar dores
O inchaço pós-cirúrgico também pode causar desconforto e dores. Através da drenagem linfática e redução do inchaço, esses desconfortos são eliminados.
Além disso, a massagem ajuda no relaxamento e pode evitar dores musculares, principalmente quando o paciente precisa se manter na mesma posição por muito tempo.
3. Hidratação da pele
A pele pode ficar desidratada após uma cirurgia. As massagens, como a drenagem, exercem movimentos e faz o uso de produtos que contribuem para a reposição da hidratação cutânea, melhorando também a aparência da pele.
4. Acelerar o processo de cicatrização
Outro grande benefício da massagem no pós-operatório é o estímulo da circulação sanguínea. Uma boa circulação favorece a captação de oxigênio, age na nutrição e hidratação celular. Todos esses fatores beneficiam o processo de cicatrização, diminuindo também a absorção de hematomas.
5. Desintoxicar o organismo
Há muitos fatores que contribuem para o acúmulo de toxinas no organismo, e um deles é a má alimentação. No processo pós-cirúrgico, o uso de diversos medicamentos e a falta de atividade física, com a retenção de líquido, podem contribuir para a intoxicação do organismo. A massagem pode ajudar nesse caso, eliminando toxinas presentes no sistema linfático.
6. Remodelar a pele
Após cirurgias plásticas ou reparadoras, os movimentos das massagens podem ajudar o corpo a se adaptar às mudanças recentes, melhorando a aderências dos tecidos e intensificando os efeitos positivos da cirurgia.
7. Evitar fibroses
Em meio ao processo de cicatrização, pode existir um aumento do tecido no local onde foi feito o corte cirúrgico, fator conhecido como fibrose. A drenagem linfática ajuda a melhorar a circulação sanguínea na região, evitando que se forme uma cicatriz desagradável.
8. Evitar a gordura localizada
A fase de repouso após uma operação pode levar ao acúmulo de gordura em áreas indesejadas. A massagem é uma ferramenta poderosa para combater essa gordura. No entanto, é importante lembrar que o paciente também precisa manter uma boa hidratação e alimentação.
Quais procedimentos ajudam na recuperação após a cirurgia?
As massagens são exemplos de procedimentos que podem ajudar muito na recuperação após a cirurgia. O paciente precisa contribuir, como já foi falado, com boa hidratação e alimentação, retornando às atividades físicas quando houver liberação médica. Porém, no primeiro momento, a massagem é o procedimento mais indicado para evitar dores, inchaços, problemas circulatórios e gordura localizada.
Indicações e contraindicações dessa fase
Apesar de todos os benefícios descritos, é muito importante conversar com o médico para que ele analise se existe algum impedimento ou complicação cirúrgica que impeça as massagens, mas essas situações são raras e, na maior parte dos casos, as massagens estão liberadas.
Além disso, cada cirurgia apresenta um período específico de recuperação.
Procedimentos do Espaço Prana para o pós-operatório
No Espaço Prana há dezenas de massagens dedicadas a momentos diferentes e objetivos distintos. No entanto, a Drenagem Linfática Corporal Pós-Cirurgia é o procedimento do Espaço Prana mais recomendado para quem acabou de passar por uma cirurgia, independente de qual seja.
A drenagem do Espaço Prana ajuda a reduzir edemas, aliviar dores, acelerar o processo de cicatrização, desintoxicar o organismo, melhorar a modelagem da pele, evitar a formação de fibroses e ainda é um grande auxílio no relaxamento corporal, para que o paciente enfrente esse momento de repouso muito mais tranquilo.
A drenagem não precisa ser realizada apenas após as cirurgias, mas também pode ser feita antes do procedimento operatório, aumentando a nutrição do tecido cutâneo, acelerando reações naturais do organismo, otimizando os mecanismos biológicos, melhorando também a oxigenação e a nutrição das células. Dessa forma, o paciente estará pronto para passar pela cirurgia e pode ter uma recuperação muito mais rápida e leve.
Uma sessão de drenagem linfática do Espaço Prana tem cerca de 1h20 de duração, podendo ser repetida conforme a recomendação do profissional que irá realizar a avaliação e executar a massagem de forma personalizada.
Clique no link abaixo e saiba mais sobre a Drenagem Linfática Pós-Cirurgia:
.