A campanha Dezembro Laranja foi oficializada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o intuito de compartilhar informações para prevenir o câncer de pele, o tumor com maior incidência no Brasil atualmente.
A exposição solar excessiva e sem proteção pode provocar alterações nas células, levando ao desenvolvimento do câncer de pele.
Pessoas que possuem pele clara, manchas e muitas pintas, pessoas com histórico de câncer de pele na família e idosos estão mais propensos ao desenvolvimento da doença.
Saiba mais sobre a campanha Dezembro Laranja e o que você pode fazer para torná-la ainda mais efetiva.
O que é o Dezembro Laranja
No Brasil, o câncer de pele já se tornou uma questão de saúde pública. O mês de dezembro, onde se inicia o verão, também é a época do ano onde há o maior aumento no número de diagnósticos de câncer de pele.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulga a campanha de dezembro de 2022 com o tema: “não espere até sentir na pele”. O intuito da campanha é divulgar informações e conscientizar as pessoas sobre os riscos de tumores na pele e a importância da prevenção e diagnóstico precoce, principalmente para o melanoma, o qual é menos frequente, porém, pode ser o mais agressivo e com poder de metástase, sendo o responsável pela maioria dos óbitos relacionados ao câncer de pele.
A campanha tem sido muito efetiva para compartilhar informações e alertar sobre a exposição excessiva ao sol, um dos agravantes para a doença.
Quando surgiu a campanha Dezembro Laranja
Visando estimular a população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, no ano de 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia deu início a campanha para combate à doença.
Desde então, no último mês do ano, é quando a entidade promove ações para evitar o câncer mais comum do Brasil e convida a população para disseminar as informações.
As ações contam com a iluminação de monumentos, conscientização em praias e parques, distribuição de filtros solares em algumas regiões e afins. O tema da campanha é sempre renovado para atrair mais pessoas para o combate, pois todos os anos há cerca de 176 mil novos diagnósticos do câncer de pele no Brasil.
Sintomas e tratamento do câncer de pele
O melanoma se origina nos melanócitos, células produtoras de melanina, pigmento que confere cor à pele. É possível perceber a manifestação da doença através de pintas escuras, com bordas irregulares, que podem coçar e até descamar.
Em alguns casos, a pinta já existia anteriormente, mas começa a aumentar, ter sua coloração alterada ou mudar de tamanho, apresentando bordas irregulares.
Quando o melanoma é diagnosticado precocemente, a cirurgia pode ser um tratamento menos agressivo. Dependendo do estágio no momento do diagnóstico, a radioterapia e quimioterapia podem ser realizadas.
Quando há metástase, o controle da doença é muito mais complexo. Nesses casos, a estratégia pode ser o alívio dos sintomas e a manutenção da qualidade de vida do paciente.
O que você pode fazer para tornar essa campanha ainda mais efetiva
A prevenção é sempre o melhor remédio. É possível prevenir o câncer de pele por meio da observação do próprio corpo e da consulta de rotina com o dermatologista, principalmente se você já possui muitas pintas ou tem algum histórico de câncer de pele na família, e através da exposição moderada ao sol com proteção.
O dermatologista poderá realizar um mapeamento generalizado e identificar possíveis sinais de risco.
Cuidando da sua saúde, comparecendo às consultas de rotina, usando produtos que podem proteger o seu corpo e também cuidando de todos os outros aspectos da saúde física e mental, várias doenças podem ser evitadas.
Se você já realizou suas consultas e exames anuais, que tal começar a prestar mais atenção no seu corpo e dedicar tempo para o seu cuidado pessoal?
Aqui, no Espaço Prana, temos diversos procedimentos terapêuticos, que cuidam do seu corpo e da sua mente, evitando que muitos problemas se instalem no corpo humano.
Cuide-se e previna-se!