setembro-amarelo

O que é Setembro Amarelo e por que é importante?

Setembro Amarelo é o mês dedicado à conscientização da saúde mental e principalmente à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil no ano de 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, para que seja possível evitá-lo.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo, a importância desse mês e o que você pode fazer para tornar essa iniciativa ainda mais eficaz. 

 

O que é o Setembro Amarelo

No ano de 2003, a OMS (Organização Mundial da Saúde) escolheu o dia 10 de setembro para marcar o dia anual de prevenção do suicídio. A Organização notou que era necessário o desenvolvimento de estratégias que abordassem esse assunto sem tanto tabu, apresentando informações verdadeiras e conscientização acima de tudo.

No ano de 2014, a ABP, CVV e o CFM oficializaram o Setembro Amarelo. De acordo com a organização, o intuito era esclarecer o suicídio, principalmente abordando maneiras de prevenção. A ação se tornou presente em toda a sociedade, e o objetivo é que cada vez mais pessoas sejam capazes de identificar sinais de depressão que podem levar a essa atitude e prevenir. 

Para que isso se tornasse possível, as organizações oferecem materiais que proporcionam a temática de forma didática, explicando a saúde mental. É importante que esse assunto também seja trabalhado em empresas, já que as atividades profissionais podem afetar diretamente o estado psíquico dos profissionais. 

A ação leva informação para um público cada vez maior, buscando evitar novos casos de suicídio através da educação e de conversas abertas sobre o tema. A campanha também envolve entidades e órgãos de saúde. O foco é o cuidado mental de todas as pessoas independente da classe social ou faixa etária.

A campanha do Setembro Amarelo também nos lembra da importância de cuidar uns dos outros, do cuidado pessoal e de pedir ajuda quando as coisas não vão bem. 

Dessa forma, aqueles que estão em risco podem encontrar apoio, e as demais pessoas compreendem a forma correta de lidar com essa problemática e evitar finais tristes e precoces.

 

Por que essa conscientização é tão importante

setembro-amarelo-laco

O suicídio ainda é uma temática pouco abordada. Há muito tabu e preconceitos que impedem o diálogo aberto sobre o assunto. Para muitas pessoas, ainda existe o pensamento de que se alguém desiste da própria vida, realmente não tinha mais escolhas para lidar com as dificuldades. Mas a conscientização do Setembro Amarelo busca mostrar que isso não é verdade.

Problemas como depressão, ansiedade, estresse, uso indiscriminado de substâncias e até mesmo situações como bullying e assédio, podem gerar grandes prejuízos para a saúde mental. 

Uma pessoa que desiste da própria vida não quer acabar com as chances de viver, mas, na verdade, quer acabar com a dor e com problemas dos quais ela não enxerga mais uma saída.

A ação vem para lembrar que as pessoas não estão sozinhas, que podem ser compreendidas e podem sim buscar ajuda, e que todos os problemas podem ter solução quando recebem ajuda de outras pessoas. 

Além disso, a conscientização para pessoas que não estão passando por essa situação também é algo importante, já que elas se tornam capazes de identificar outras pessoas que apresentam fortes sinais de que estão caminhando para um suicídio. 

Nesse último caso, a campanha contribui para a identificação dos sinais, a forma certa de abordar pessoas nessas circunstâncias e como evitar que alguém chegue até esse estágio.

 

O que você pode fazer

É importante reconhecer os sinais e não achar que as lamentações de alguém seja um exagero ou que estão se “vitimizando”. A conversa inicial é algo muito importante, mas precisa ser feita com cautela e da forma correta. 

Entre as ações principais podemos destacar:

  • conversas de maneira educada, afetuosa, sem julgamentos;
  • ouvir atentamente e mostrar interesse na conversa;
  • permitir que a outra pessoa fale sobre o que sente, sem tabus;
  • ter empatia, paciência, demonstrar cuidado e preocupação;
  • falar com familiares da pessoa e se manter em contato para ajudar;
  • buscar entender os sentimentos do outro sem julgar a intensidade de nenhum deles;
  • não esperar que a pessoa diga que deseja desistir da própria vida para buscar ajuda, ou seja, se atentar aos sinais;
  • ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188;
  • buscar profissionais de saúde mental;
  • participar de grupos de apoio e incentivar que outras pessoas nessas situações também participem.

 

O papel do autocuidado no Setembro Amarelo

O autocuidado e a saúde mental andam sempre juntos. Um não existe sem o outro. Quando a saúde mental não está em dia, o autocuidado muito menos! E quando o autocuidado também está ausente, a saúde mental sofre impactos.

Se você já passou por um período de depressão ou conhecer alguém que estava em uma crise depressiva, deve saber que a pessoa perde forças para cuidar de si, para comer, para se arrumar e trabalha apenas por obrigação, sem motivação alguma para encontrar amigos e familiares e muito menos para cuidar da saúde e da beleza. Ou seja, as percepções de autocuidado ficam inexistentes.

A ausência de cuidado pessoal pode prejudicar gradativamente sua saúde mental, causando ansiedade e depressão. Isso acontece porque você deixa de valorizar a si mesmo como deveria, adotando hábitos patológicos e deixando os hábitos saudáveis de lado. Com o passar do tempo, os itens ruins da sua rotina aumentam até que a enfermidade apareça.

Quando você entende a importância do cuidado pessoal, automaticamente passa a cuidar da sua saúde psíquica. 

 

O que o Espaço Prana promove no Setembro Amarelo

Nós, do Espaço Prana, sempre falamos sobre o cuidado pessoal, rotinas prazerosas, procedimentos relaxantes, saúde física e saúde mental. Até porque, tudo está interligado.

De uma forma ou de outra, quando as pessoas entendem que precisam cuidar da sua saúde mental, elas e seus familiares ou amigos sabem que precisam buscar tratamentos específicos para isso (medicação, apoio psicológico e consultas psiquiátricas).

Nós sabemos que as terapias complementares (massagens, banho de ofurô e procedimentos estéticos) que promovemos em nosso espaço podem ajudar as pessoas a terem um momento de relaxamento, e esses momentos auxiliam pessoas que sofrem de ansiedade, depressão e estresse. E é comprovado que, pessoas que cometem suicídio, geralmente sofrem com algum desses distúrbios.

Então, o Setembro Amarelo é importante para nós, pois os serviços que oferecemos auxiliam (junto com um tratamento adequado) na prevenção do suicídio através da terapia complementar, que ajuda na amenização dos sintomas das principais doenças mentais.

Por este motivo, aqui vai o nosso apelo: comece a cuidar melhor da sua saúde e dos seus hábitos de cuidado pessoal. 

Que tal começar agora mesmo a inserir momentos de prazer e de relaxamento em sua rotina? Clique no link abaixo e conheça os serviços relaxantes do Espaço Prana:

 

>> CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS <<

 

Além disso, não deixe de buscar profissionais de saúde mental para prevenir e tratar questões que atrapalham o seu bem-estar.

Carrinho de compras

Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades