Você já experimentou uma sessão de massoterapia? A massoterapia conta com vários movimentos manuais, feitos com o objetivo de aliviar dores e estresse, promovendo o bem-estar do corpo e da mente.
Trata-se de um conjunto de técnicas de massagens, cada uma com um foco e benefícios diferentes, que auxiliam tanto na saúde mental quanto na saúde física.
As vantagens de uma sessão de massoterapia são várias, indo desde o relaxamento e melhora no humor até um auxílio em algum tratamento médico.
Uma boa sessão de massoterapia fortalece o sistema imunológico e pode tratar até alguns níveis de doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade.
No entanto, mesmo com a sua popularidade e toda a informação disponível, ainda é possível se deparar com alguns mitos e crenças limitantes sobre os procedimentos.
Por isso, nós do Espaço Prana preparamos este artigo, a fim de esclarecer qualquer mal-entendido sobre a sessão de massoterapia. Confira!
#1 Mito: Sessão de Massoterapia é apenas para relaxar
Muitos pensam que a massoterapia só serve para relaxar e nada mais, mas esse é mais um mito. Embora as sessões de massoterapia tenham como benefício o relaxamento do corpo e da mente, essa não é a única vantagem.
Então esse é um mito. As sessões de massoterapia, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não servem unicamente para relaxar. Veja alguns dos outros benefícios abaixo:
- Alivia o estresse;
- Relaxamento muscular – tira a tensão dos músculos;
- Liberação de toxinas pela corrente sanguínea;
- Ajuda na diminuição da celulite;
- Ajuda no combate da gordura localizada;
- Diminui o inchaço do corpo;
- Aumenta a flexibilidade do corpo;
- Melhora o funcionamento do sistema linfático;
- Aumenta consideravelmente a sensação de bem-estar.
Isso só contando com uma sessão de massoterapia relaxante, sem contar com outros tipos de massagens que vamos falar em outros artigos aqui do blog.
#2 Mito: Sessão de Massoterapia é igual às massagens comuns ou caseiras
Outro mito sobre a sessão de massoterapia é: muitos pensam que é apenas uma massagem comum, mas com um nome ‘gourmetizado’. Isso acontece por causa da falta de conhecimento sobre o assunto e sobre os procedimentos.
Então vamos tirar essa dúvida: uma das principais diferenças entre a massoterapia e massagem está na formação dos profissionais.
O profissional de massoterapia, chamado de massoterapeuta, possui formação técnica e pode realizar diferentes tipos de massagem, das orientais às ocidentais.
Um exemplo prático disso é que, para um massoterapeuta estar habilitado a realizar as suas sessões, ele precisa ter formação na área com cerca de 1.200 horas de atuação e estudos.
Enquanto, para se tornar um massagista é necessário apenas fazer um curso livre de massagem, que pode variar de 16 a 20 horas, a depender da técnica.
Independente da formação técnica do profissional, tanto o massagista quanto o massoterapeuta pode fazer massagens relaxantes.
No entanto, a massoterapia não apenas faz massagens, mas também funciona com técnicas terapêuticas que são aliadas a tratamentos psicológicos e físicos.
É necessário que o profissional esteja sempre à procura de novas técnicas e conceitos da área, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de atendimento aos clientes. E esse tipo de atendimento você pode encontrar aqui no Espaço Prana.
#3 Mito: Massagem TEM que causar dores
Esse mito é bastante comum entre as pessoas que não conhecem uma boa sessão de massoterapia. Elas acreditam que, depois ou até durante a massagem, é preciso sentir dor no corpo, pois, caso contrário, significa que a técnica não foi bem realizada.
Mas é importante lembrar: da mesma forma que, quando você pratica alguma atividade física, não é obrigatório sentir dor para que a atividade faça algum efeito, a massagem segue a mesma linha.
Inclusive, sentir dores nas sessões de massoterapia e em atividades físicas pode ser até prejudicial à saúde.
Mas, claro, existem alguns tipos de massagens – como aquelas praticadas para atingir músculos mais profundos – que devem ser praticadas de forma mais firme e vigorosa e, por isso, podem trazer algum desconforto ocasionalmente e algumas dores após a sessão.
Isso acontece, principalmente, porque os músculos tratados na massagem são manipulados com mais força para liberar a tensão e, assim, alcançar o relaxamento desejado nos locais focados.
Dessa maneira, é possível que tenhamos algo parecido com o que sentimos após praticar alguma atividade física, não chegando a ser dor, mas sim uma sensação de “dolorido”.
Isso não é nada grave e perfeitamente normal, principalmente se você não faz uma terapia com as massagens ideais
Mas o objetivo principal da sessão de massoterapia nunca é somente a dor, e sim o bem-estar em geral.
#4 Mito: A massoterapia só cuida do corpo
Você pode achar que a massoterapia trata apenas do corpo, mas não é só isso. Como o próprio nome sugere (massagem + terapia) tal procedimento vai além da massagem e traz consigo a terapia alternativa.
O objetivo vai do bem-estar físico à saúde mental, melhorando o humor, reduzindo o estresse e aumentando o autocontrole.
Logo, a massoterapia pode ser utilizada para diversos fins, tanto físicos quanto mentais, sendo peça-chave usada na prevenção de doenças, distúrbios e lesões.
Por isso, a massoterapia tem alcançado pessoas que buscam uma vida mais saudável e equilibrada, principalmente em regiões urbanas.
#5 Mito: Toda massagem é sensual
Apesar de poder ser usada com fins sensuais, nem toda massagem é sensual; pelo contrário, a massagem, em sua maioria, tem objetivos não sensuais, mas sim de liberação de estresse e tratamento terapêutico para dores.
Existem muitos tipos de massagens e você pode e deve escolher aquela que agrada e se encaixa melhor nos seus objetivos.
Hoje em dia, existem dezenas de modalidades disponíveis no mercado, tanto para terapias sensuais quanto para terapias antiestresse e para prevenção de dores.
#6 Mito: Massagem só pode ser realizada esporadicamente
Mais um mito sobre a sessão de massoterapia é que ela só pode ser feita de forma esporádica.
A verdade é que, o mais comum é que as pessoas a realizem de tempos em tempos, mas o ideal é que ela seja realizada com frequência, para realmente servir como terapia e manter os benefícios da massoterapia sempre renovados.
Também existem massagens (como a drenagem, por exemplo), que podem ser realizadas em dias seguidos a fim de alcançar o efeito desejado.
Além disso, no caso de realizações de cirurgias, como a lipo LAD, o recomendado é que sejam realizadas drenagens frequentemente, com objetivo de ajudar na recuperação.
Portanto, fazer massoterapia com frequência é uma ótima forma de manter a memória muscular ativa. Isso fará com que os músculos fiquem regularmente relaxados e preparados para o estresse do dia a dia, auxiliando no combate às dores frequentes e crônicas.
E então, preparado para ver como funciona uma sessão de massoterapia na prática?
É simples: basta clicar aqui e ver as massagens disponíveis no Espaço Prana, um Day Spa Urbano especializado em tratamentos terapêuticos e relaxamento.
Ah, e você pode ficar tranquilo, porque todas as nossas unidades estão em locais estratégicos para que você possa fazer sua sessão de massoterapia a qualquer momento do dia.
Te esperamos aqui!