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Domingo, 07 Outubro 2012 15:30

Chás que aquecem e protegem a saúde

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No inverno, por causa do frio, é comum sentirmos mais fome e esquecermos o valor calórico e nutricional do que comemos. As baixas temperaturas também são motivo para adiarmos a atividade física. Assim, exageramos nos chocolates, fondues, sopas cremosas e bebidas alcoólicas. E deixamos de lado a ginástica… No fim da estação acabamos acumulando aqueles terríveis quilinhos a mais.

Boa sugestão para manter o corpo aquecido sem correr o risco de ganhar quilos a mais é substituir o chocolate quente e o cappuccino por chás que, além do sabor, podem proporcionar benefícios à saúde.

Os chás de camomila, chá verde e chá branco, por exemplo, possuem como princípio ativo os polifenóis e as catequinas, que evitam a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos, além de prevenir contra alguns tipos de câncer.

Outras ervas que podem auxiliar no tratamento de sintomas de gripe e resfriados são a hortelã e a erva-doce, já que atuam como expectorante.

O chá de gengibre também é expectorante das vias respiratórias. O alcaçuz e o alecrim reduzem a produção de muco e desobstruem as vias aéreas.

Mas tão importante quanto a escolha da planta que será usada é a forma de preparo do chá, para que o mesmo preserve seu efeito terapêutico: quando usar partes macias da planta, como folhas, flores e sementes, faça uma infusão. Para isso, coloque água filtrada para ferver. Ao levantar fervura, apague o fogo, coloque a planta e abafe por 10 minutos, depois coe e tome o chá.

Se a parte da planta usada for uma parte dura como casca, raiz ou semente grande, prepare uma decocção. Neste caso, a planta deve ser colocada em água fria e levada ao fogo para ferver por 5 minutos.

Vale lembrar que o principio ativo das plantas vai se perdendo com o passar do tempo. Então, o ideal é fazer o chá na hora que for consumí-lo. No máximo, ele pode ser guardado na geladeira durante o dia em que foi preparado. E chás para tratamento não devem ser adoçados.

Fonte: Flávia Morais , nutricionista da Rede Mundo Verde

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/saude/chas-que-aquecem-e-protegem-a-saude/

 

 

Ler 6717 vezes Última modificação em Terça, 10 Julho 2012 15:34
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